Diferenças entre edições de "Cheque"

Da Thinkfn
(Nova página: Um '''cheque''' é um documento através do qual um titular de uma conta bancária ordena ao seu banco que, por contrapartida do débito da sua conta, este pague uma determinada qu...)
(Sem diferenças)

Revisão das 15h20min de 3 de dezembro de 2008

Um cheque é um documento através do qual um titular de uma conta bancária ordena ao seu banco que, por contrapartida do débito da sua conta, este pague uma determinada quantia a um beneficiário, que pode ou não ser indicado no cheque.

Tipos de cheque

Cheque ao portador

É um cheque pagável a quem o apresente, caracteriza-se por não possuir beneficiário preenchido.

Cheque cruzado ou traçado

Um cheque em que foram feitos 2 traços na face do cheque, geralmente no canto.

Um cheque assim traçado, só pode ser depositado, ou alternativamente, apenas pode ser levantado na caixa do banco sacado, e apenas se o beneficiário for cliente desse mesmo banco.

Cheque visado

Um cheque visado, é um cheque que foi previamente apresentado ao banca sacado, de forma a que este cativasse o montante indicado no cheque. O banco certifica (visa) o cheque, e uma vez que os fundos deste já foram cativados, o beneficiário tem a certeza que o cheque terá provimento.

É um tipo de cheque geralmente usado nas escrituras de imóveis.

Cheque pré-datado

É um cheque cuja data de emissão é posterior à data em que é preenchido.

De notar que um cheque pré-datado pode ser apresentado a pagamento antes mesmo da sua data de emissão. Por outro lado, se isso acontecer e provocar prejuízo ao sacado, este poderá exigir em tribunal a compensação por parte do beneficiário do cheque.

Os cheques pré-datados por vezes são utilizados em vendas a prestações, como forma de entregar à cabeça todas as prestações, que serão levantadas pelo beneficiário apenas nas datas indicadas nos cheques.