Diferenças entre edições de "Discussão:Nomenclatura dos grandes números"

Da Thinkfn
 
Linha 9: Linha 9:
  
 
Lark
 
Lark
 +
 +
hehe, eu sobre isso não me pronuncio pá, a luta aberta aqui é contra a ambiguidade, essa vil e torpe inimiga da clareza comunicativa e coisa e tal... eu até nem me importava que se inventasse umas coisas novas, tipo, olha, um "montão". Um montão podia ser 10<sup>5</sup>. Era mais directo para ensinar às criancinhas. E um "montinho". Um montinho 10<sup>4</sup> de euros é um termo mais palpável que um hexalião, que parece um cruzamento esquisito de bichos. Tipo, com um montinho de euros compras uma motinha, mas o apartamento do tio solteiro custa um montão. Já a vivenda dos pais custou "os olhos da cara" (10<sup>6</sup>) de euros.
 +
 +
-[[Usuário:Bmwmb|Bmwmb]] 08h35min de 16 de Novembro de 2007 (MST)

Edição atual desde as 09h35min de 16 de novembro de 2007

Eia bm, primeira discussão? Já agora acho que também devia haver um acordo quanto à raíz etimológica das designações. Se vamos por bi e tri, devíamos continuar por tetra, penta, hexa etc... - etimologia grega. Quatri..., quinti.... é etimologia latina. O bilião deveria ser duolião ou algo assim. O tri é igual nas duas. Acho que devía manter-se o grego sendo que depois do trilião vem o tetralião, o pentalião, o hexalião etc...

O gazilião poderia aceitar-se mas lá mais para diante.

Lark

hehe, eu sobre isso não me pronuncio pá, a luta aberta aqui é contra a ambiguidade, essa vil e torpe inimiga da clareza comunicativa e coisa e tal... eu até nem me importava que se inventasse umas coisas novas, tipo, olha, um "montão". Um montão podia ser 105. Era mais directo para ensinar às criancinhas. E um "montinho". Um montinho 104 de euros é um termo mais palpável que um hexalião, que parece um cruzamento esquisito de bichos. Tipo, com um montinho de euros compras uma motinha, mas o apartamento do tio solteiro custa um montão. Já a vivenda dos pais custou "os olhos da cara" (106) de euros.

-Bmwmb 08h35min de 16 de Novembro de 2007 (MST)