Diferenças entre edições de "Taxa de esforço"

Da Thinkfn
(Nova página: A '''Taxa de esforço''' é um rácio financeiro que relaciona o valor da prestação mensal de um empréstimo com o valor do rendimento mensal do devedor. Geralmente, é usado...)
 
 
Linha 6: Linha 6:
  
 
==Cálculo==
 
==Cálculo==
:: <tex>\mbox{Taxa\ de\ Esforço}=\frac{\mbox{Prestacao\ Emprestimo}}{\mbox{Rendimento\ Mensal}}</tex>
+
:: <tex>\mbox{Taxa\ de\ Esforco}=\frac{\mbox{Prestacao\ Emprestimo}}{\mbox{Rendimento\ Mensal}}</tex>
  
 
A taxa de esforço é expressa em %.
 
A taxa de esforço é expressa em %.

Edição atual desde as 11h12min de 7 de março de 2010

A Taxa de esforço é um rácio financeiro que relaciona o valor da prestação mensal de um empréstimo com o valor do rendimento mensal do devedor. Geralmente, é usado em empréstimos imobiliários, relacionando o valor da prestação da hipoteca com o valor do rendimento mensal líquido da pessoa ou casal que visam contrair a dívida.

A taxa de esforço é, a par com o LTV, um dos factores de risco mais importantes que um credor pode utilizar para determinar o risco de um empréstimo. A taxa de esforço relaciona-se com o risco de incumprimento, visto que quanto mais elevada for a taxa de esforço do devedor, menor espaço existe para imprevistos (problemas de saúde, por exemplo) e quebras de rendimento (desemprego de um dos membros do casal) não resultarem em incumprimento.

Geralmente, acredita-se que este rácio não deve nunca ultrapassar os 50%, ou quando calculado com rendimentos brutos, 33%.~

Cálculo

\mbox{Taxa\ de\ Esforco}=\frac{\mbox{Prestacao\ Emprestimo}}{\mbox{Rendimento\ Mensal}}

A taxa de esforço é expressa em %.

Ver também